quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Videogame deixam a criança violenta?

Por Giácomo Martins

Nossa como da vontade de participar de uma guerra depois de jogar um jogo de guerra!
Você já ouviu essa frase ??? Não? Nem eu! E nunca senti algo parecido!

A Amy viu uma reportagem na Record e me mando, a reportagem dizia que jogos violentos estimulam a violência! Discordo, primeiro, porque eles só mostraram jogos de guerra? Passa a imagem de que videogame é igual a tiroteio! Da onde saiu isso ???

Existem uma penca de tipos de jogos, de vários gêneros e faixa etária diferentes. Você é contra a violência? Eu também, mas existem títulos que não tem violência, como Tetris, um dos mais antigos e famosos jogos do mundo, ou Sim City, um jogo de construir cidades.

Em certo momento da reportagem aparece uma psicologa dizendo que ver violência constantemente deixa a pessoa insensível a ela, achando que isso é normal, e no contesto da reportagem, culpava o videogame. Não sejamos hipocrisias!  Ligamos a televisão e, violência, você vai ver um filme e olha ela ai de novo. Quantos filmes de guerra com armas de verdade você já viu na sua vida??? Saiu matando pessoas por causa disso???

A violência existe é fato, mas existe uma diferença, nos filmes e nos jogos temos a certeza que é ficção! Se você morrer é só apertar um botão e pronto! Você ai de novo!

A reportagem fala de um ligação da industria de armas com a industria de games de guerra. É só pensar um pouco, apesar da industria de games ser uma das que mais fatura mundo a fora, qualquer investimento é bem vindo. Hoje em dia a maioria das empresas trabalham atras de realismo, ele querem o mais próximo do real possível  e para colocar um coisa que já existe em algum lugar você precisa de direitos atorais.  Uma parceria facilitaria não acha?

Algumas pessoas tem problema mentais graves ou são levadas a eles. Ouvi citarem os massacres em escolas norte amerinas, e aquele em Realengo no Rio de Janeiro, alegando que os assassinos usaram jogos de vídeo game como treinamento, mas é preciso lembrar que eram pessoas com problemas extremos de socialização! Ou você acha que todo adolescente que joga um game de guerra vira um assassino?

Sempre joguei games de luta e guerra, tive uma pá de problemas na escola, alguns bem graves, e nunca pensei em sair batendo ou matando todos! Admito ter sentido uma profunda vontade de dar o troco na mesma moeda! Mas isso quem nunca sentiu???

Videogames não deixam pessoas violentas!
Ambientes inseguros e estressantes deixam as pessoas violentas!

Mais uma vez ressalto! Prestem mais atenção nos seus filhos, você pode perceber que algo não estar certo, e na maioria das vezes,quase todas, seu filho não sabe o que é e sofre em silêncio!

Todos os jogos mostrados na reportagem citada tinham a classificação M (mature), que são jogos para maiores de 17 anos. Todo jogo sai de fabrica com classificação etária por um bom motivo! Monitore de perto os jogos que seu filho tem acesso, não permita que ele jogue games de censura acima da idade indicada.

8 comentários:

  1. Este post já dá no que falar né??
    Bom, acredito que deixa sim a criança mais violenta, mas não sei se a proibição é a melhor solução :P

    Muito obrigada por comentar no meu blog! Estou te seguindo desde já! Se ainda não segues meu blog e canal no Youtube, peço que sigas por favor!
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima quarta!

    re-becah.blogspot.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proibir com certeza não é a melhor solução.
      Acredito que um jogo de guerra com censura 17 anos deixe de fato uma criança de 6 mais violenta, mas não é um jogo indicado para essa idade né.

      Excluir
  2. Concordo que existem jogos que nosinfluenciam sim. Por exemplo, sou apaixonada por Guitar Hero e, foi por isso, que iniciei minhas aulas de música há 2 anos. Agora, não é porque eu amo jogar Need For Speed que eu vou sair fazendo um raxa (não sei como escreve, sorry) de madrugada, né. HSUAHSUAH


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por aí.

    ResponderExcluir
  3. To seguindo aqui também! :)

    Não acho que jogos influenciem as atitudes das crianças desde que os pais mantenham um dialogo claro com os filhos e criando esse discernimento da ficção com a realidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Acho que as crianças não se influenciam pelos jogos em si, mas pela educação que os pais dão. Amei o post!

    ResponderExcluir
  5. Assunto polêmico este né? acho que os jogos de guerra podem influenciar sim, mas não tanto.. o que mais influenciam são as pessoas ao redor e a própria televisão, como o próprio jornal, novelas, programas.. mas infelizmente não temos como livrar as crianças da convivência com isso, a questão é incentivar e cuidar dos pequenos s2'

    ResponderExcluir
  6. Post polêmico, tinha que ter um quando se fala de educação de crianças
    Anyways, eu acredito que jogos possam sim influenciar no psicológico da criança. Mas não é algo do tipo jogou, quer matar. Afinal, se fosse assim, seríamos assassinos de tartarugas, maníacos por coletar moedas e quebraríamos todos os vasos ao entrar na casa de alguém [quem pegou a referência, meu respeito]
    Queria destacar duas grandes verdades que foram citadas no texto:
    1 - Não adianta nada desligar o videogame se trocar pela TV, tão cheia de noticiários infestados de massacres, assassinatos e violência. Se o jogo influencia, sendo algo que nem real é, o que dirá as notícias.
    2 - Atenção com a faixa etária. Por mais gamer que eu seja[tá, não sou tanto assim, mas tem jogos que amo de paixão], nem pensar que eu vou dar um videogame para meus filhos e para minha irmã [que é quase filha devido aos doze anos de diferença rs] enquanto não tiverem a idade adequada. Do contrário, há o risco do comando de destruir ficar gravado em suas mentes. E, claro, GTA não é indicado para ser o primeiro jogo de uma criança.

    ResponderExcluir