quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Leitura para bebês

Qual a melhor idade para apresentar livros para o seu filho?
Sabemos que livros estimulam a imaginação, contribuem para a independência e ate ajudam a adquirir novas habilidades. Quando lemos para os nossos filhos criamos um vinculo, um ritual muito particular entre pais e filhos pode nascer dai.
A pergunta é: quando começar a ler para eles?
Você pode começar quando o bebê ainda está na barriga! Funciona mais ou menos como colocar música para eles escutarem, só que o foco vai ser a sua vós.
Li que bebês começam a escutar lá pela 20ª semana de gestação, a partir dai já da para começar. Escutar a vós dos pais é sempre um prazer para o bebê, da segurança e aumenta o vinculo.
O livro não é um treino para a alfabetização, ele é muito mais do que isso, e não é preciso esperar que seu filho cresça para presenteá-lo com seu primeiro livrinho!
Se seu bebê já brinca com mordedores e bichinhos de apertar, ele já está pronto para um livrinho de plastico ou de pano. Nessa faze eles levam tudo a boca, é assim que reconhecem o mundo, existem diversas publicações que podem ajuda-lo a aprender a diferenciar formas, cores e texturas.
Com pouco mais de um ano as crianças já começam a associar nomes as coisas, as ilustrações dos livrinhos podem estimular bastante nesse sentido também.
Desligue a TV um pouco, nada contra os desenhos, quem me conhece sabe que eu sou aficionada por animação, mas tem hora pra tudo; estimule a imaginação, deixe o seu filho interagir com a história, mudar o final, parar no meio se quiser. Viva esse momento com ele. Garanto que vai ser uma experiencia incrível pra ele, e pra você também.

30 comentários:

  1. Olá...amei o Blog...ainda não sou mãe, mas pretendo ser em breve.
    Já estou seguindo, segue de volta.
    Beijinhos

    Blog: halldasborboletas.blogspot.com.br
    FanPage: www.facebook.com/halldasborboletas

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana, se eu tiver filhos vou ler pra eles na barriga tb eheehehe
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho filhos porque sou nova, mas tenho um primo de 4 anos que cuido e já dei várias histórias infantis para ele. Quando bebê ele ganhou o Livro do Bebê, um livro só de figuras onde as crianças vão aprendendo as palavrinhas.

    Amiga, estou seguindo!
    Pode seguir de volta?
    Beijos

    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. To adorando as dicas para mamaes!

    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    SORTEIO KIT DE PINCEIS ZOREYA http://www.jessicarcoelho.com/2013/01/1-ano-de-blog-sorteio-de-um-kit-de.html

    ResponderExcluir
  5. Minhas crianças são apaixonadas por livros. Sempre li pra eles e estimulei a leitura deixando os livros sempre à mão, além de ler na presença deles. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  6. um bom conselho! Eu acrescentaria que devemos dar também o exemplo, se eles nos virem a ler, vão querer ler também!

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler, sempre leio para meu sobrinho de 3 anos *-* beijos..

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi amore tb adoro roupas com estampas HQ
    mais é meio difícil de encontrar aqui na minha city :X
    Adorei seu bloguinho
    e post de leituras para bebes...apesar de ainda não ter um
    ... vou ler muito pro meu baixinho
    Uma ótima semana pra vc...e volte sempre :*****
    <3

    www.thaizzeutida.com

    ResponderExcluir
  10. Que post recheado de fofura! Eu gosto de histórias desde que me entendo por gente, e acho que quanto mais cedo uma criança se interessar por esse fantástico universo dos livros, melhor...

    Beijos ♥
    blogjeitounico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Verdade são mesmo bem fáceis de executar!
    uma boa semana para vc :)
    Tais Martins

    ResponderExcluir
  12. Eu amo ler, mas peguei esse habito sozinha http://blogdavine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você.
    Eu acho que quanto mais cedo, melhor. Eu sempre fui estimulada, mas não consegui seguir o hábito quando cresci, infelizmente.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  14. apresenetar os livros para as crianças pequenas é sempre bom né :D Me lembro que meu pai lia pra mim as lendas gregas quando eu era menor. Conclusão: virei historiadora ;) rss

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tenho filhos, mas penso que quanto antes puder estimular o bebê, melhor para o desenvolvimento dele.
    Obrigada pela visita ao blog.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que legal, bom saber,a agora vou começar a ler bastante para minha irmãzinha!
    #Beijos, bruna.
    Blog GAROTA DA LUA - Novo Layout

    ResponderExcluir
  17. Bem, vou contar minha própria experiência, minha avó lia para mim desde pequenininha. Acho que ela começou com uns três anos e vivia comprando dezenas de livrinhos para mim. Meu interesse por livros era tanto que meu sonho era aprender ler. Depois que aprendi, não parei mais. Até hoje sou louca por livros e leio dos mais variados temas. Acho que é super importante os livros participarem da vida da criança, quanto mais cedo, melhor.

    ResponderExcluir
  18. Ah, nossa que legal, amei esse post.
    Estou seguindo também.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Que legal saber que o bebe comeca escutar pela vigesima semana de gestacao.
    Qndo eu tiver meu baby farei isso, ja fico até imaginando, rs.
    Beijos
    Dani
    www.oblogdadani.com

    ResponderExcluir
  20. Amy, muito legal as dicas, super importante para o desenvolvimento dos babys . bjokas

    ResponderExcluir
  21. Então, eu tive a sorte de amar a leitura por conta própria, enxia o saco dos meus pais pra ir na biblioteca e da prof. pra me emprestar livros, etc. Sabia disso, que os bebes ouvem q minha madrinha falava com meu afilhado e pedia p eu falar pra ele reconhecer minha voz hehehe

    ResponderExcluir
  22. Amor, está rolando um super sorteio lá no blog !

    O 1° do ano, um PALETA DE SOMBRAS 3D E UM KIT DE PINCÉIS ZOREYA !!!

    Você não pode ficar de fora heim!

    Beijinhos linda!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br/

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    ResponderExcluir
  23. adooorei o post, boas dicas de leitura!
    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Adoreeeei (:
    E eu pretendo sim ler para meus filhos *-*

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  25. Adorei post
    Irei por pratica com minha princesa
    beijinhos Inês http://inesnina.blogspot.pt/

    ResponderExcluir