quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dicas de Amamentação

Faz poucos dias que minha segunda filha nasceu, é hora de voltar a um momento que é um dos meus preferidos no que diz respeito a ser mãe. Adoro amamentar, mas sofri muito nos primeiros dias com a minha primeira princesa, agora com a segunda já está sendo mais fácil, já peguei os macetes. (risos)

Acho que quase toda mãe de primeira viagem sofre nesse período, então resolvi fazer um post com algumas dicas, lá vai.

Durante a gestação já começam as mudanças, a aréola do peito fica mais escura e a pele um pouco mais grossa, para dar uma ajudinha a futura mamãe pode esfregar levemente a toalha nessa área depois do banho, isso ajuda a deixar a região menos sensível. Admito que não fiz isso, eu nunca lembrava, mas funciona.

Depois que o bebê nascer não pode mais passar nenhum produto, nem para limpar, nem para hidratar, e nem remédio. O próprio leite ajuda a hidratar e cicatrizar.
Aqui cabe um relato meu, na minha primeira filha meu ceio ficou machucado, ela não pegava direito e acabou ferindo, apesar do meu desespero inicial o ferimento fechou bem rápido mesmo sem passar nenhum remédio, e eu não parei de amamentar nesse tempo. Então, é, o próprio leite ajuda a cicatrizar mais rápido sim.

Use sutiãs de alças largas, de preferência aos de algodão, eles deve sustentar bem o ceio, mas não pode ficar apertado.

Se o bebê mamar pouco e você tiver muito leite, é provável que seu ceio vai empedrar, é uma sensação dolorosa, o ceio fica realmente todo duro. Os "antigos" sempre aconselham colocar compressa de água quente, mas isso, apesar de inicialmente aliviar a dor, vai fazer você produzir ainda mais leito, o que só piora, então o ideal é compressa gelada, verdade, essa eu testei.

A maioria das dores acontecem no início da amamentação, são quase sempre consequência da má pega do bebê. A verdade é que cada bebê mama de um jeito e cada mãe se adapta como pode, mas especialistas dizem que a pega correta é com o bebe com a boca bem aberta abocanhando praticamente toda a aureola da mãe. Mas se o seu bebê não mamar assim de jeito nenhum, não precisa se sentir uma alienígena, nenhuma das minhas mama desse jeito (risos).

Na foto, Agatha, minha primeira filha, aos 4 meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário