sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bebê no trabalho

Licia Ronzulli, italiana, membro do Parlamento Europeu, leva a filha para o trabalho desde 2010 quando a menina tinha sete semanas de idade. Com o termino da licença maternidade ela aproveitou a flexibilidade legal de poder leva-la e não exitou. Na época a votação era justamente sobre o aumento da licença maternidade, que é de 14 semanas na Europa, quase um mês a menos do que a que temos no Brasil. A atitude causou enorme alvoroço na imprensa internacional da época, mas não foi suficiente para a aprovação de um aumento no período de licença.

"Não foi um gesto político. Ele foi antes de tudo um gesto materno", disse ela a jornalistas em 2010 . "Eu queria ficar com a minha filha, tanto quanto possível, e para lembrar as pessoas de que há mulheres que não têm esta oportunidade, que devemos fazer alguma coisa para falar sobre isso."

Primeiro dia com a filha em um wrap sling (tipo de canguru de amarrar) em outubro de 2010.


E novamente em dezembro de 2010.


Aqui está ela de novo em dezembro de 2011.


E novamente em outubro de 2012. Agora com dois anos, a menina chega a "ajudar" a mãe a votar.


Uma pena que nem todas as mães tenham a sorte de ter trabalhos que permitam uma atitude assim.
A história da parlamentar levanta algumas perguntas.
Se você pudesse, levaria seu filho para o trabalho?
Algumas ocupações ate permitem esse tipo de atitude, mas seria saudável para a criança?
É preciso no mínimo uma boa dose do bom censo, mas acredito que há momentos e situações de vida em que a melhor companhia para a criança é de fato a mãe, seja em casa ou mesmo no trabalho.

23 comentários:

  1. Nossa! isso que é mãe! Claro que temos que ver o ambiente de trabalho, mas seria uma coisa muito legal *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Priscila, é uma pena mesmo que muitas mães não tenham essa oportunidade. Ainda bem que sempre pude levá-los comigo, inclusive temos boas lembranças desses momentos. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. kkkkk nossa que legal que ela pode levar tem lugares que não dá ou que os patrões não deixam super chato.

    Bjs
    http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainnn que legal hem? isso que é mão cuidadosa! haha.. beijos, ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal ainda não sabia disso, mas até que é uma boa idéia! rsrs
    #Beijos, bruna.
    http://garotaadalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal. Não sabia da história dessa italiana. Acredito que depende muito da função que a mãe exerce no trabalho. Tem funções complicadas, que criança atrapalha na execução das tarefas.
    Big Beijos e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Quem dera se toda mãe pudesse levar seus filhotes juntos.. amei!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  8. nossa, ela tá mais que certa hein?!
    adooorei a atitude!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  9. Oi florzinha tudo bem com vc???
    Passando pra te convidar a ver
    o novo vídeo que acabei de postar no blog
    é o vlog que eu havia prometido sobre a minha colação de grau...
    foi algo muito especial pra mim...que eu gostaria de compartilhar
    com as minhas leitoras lindonas <3
    Eu espero que vc goste...
    Um ótimo restinho de domingo pra você!!!!
    Bjus

    Blog: Thaizze Utida

    Meu Facebook

    ResponderExcluir
  10. Achei super legal a atitude dela! Pena que em muitos trabalhos isso não é uma possibilidade...

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa amei seu blog, muito interessante esse post eu acho que se fosse permitido nos trabalhos levar o filho ajudaria muito a vida da mamãe que saí preocupada com o fato de se a criança vai ficar bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe nunca deixou de trabalhar e sempre me criou sozinha. No começo pagava para cuidarem de mim, mas com o tempo fui crescendo e pedi para ficar sozinha em casa. Nada nunca aconteceu porque acho que sempre fui muito adulta para minha idade. Ficar sozinha em casa enquanto minha mãe trabalhava acabou ajudando nesse fator. Aprendi a me virar sozinha!
    A questão é que não passei muito tempo da infancia com minha mãe, não a culpo por isso, e talvez eu fosse muito dependente dela se isso não tivesse acontecido. Mas acho que ir trabalhar com as mães não afetam as crianças. O que pode afetá-las é ficar longe do amor materno. Já cansei de ver mães perdendo apresentações de escolas e esquecendo de acompanhar o desenvolvimento da criança. Levar a filha ao trabalho só mostra que ela não abre mão de passar um tempo com a menina, e melhor ainda... Desde pequena a criança vai aprender o que é responsabilidade.
    Adorei seu post!

    Beijos
    http://delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não se tem muita iniciativa da maior parte das empresas...

    Obrigada pela visita lá no blog, e volte sempre pra dar um pitaco nas postagens.

    Uma ótima semana pra ti.
    Bjo grande!

    Evelyn Oliveira
    cupcakerock.blogspot.com

    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  14. é um assunto complexo. não sei se todos os trabalhos permitem isso no sentido de ser indicado pra criança mesmo

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  15. Olha, é um assunto polêmico com certeza. Até que ponto é saudável pra uma criança estar todos os dias em um ambiente de trabalho, cercada de adultos somente? Que a companhia da mãe é fundamental, isso é, mas e o ambiente que essa criança está convivendo? E por outro lado, vemos tantos casos absurdos de maus tratos e até mesmo morte de crianças em creches e escolinhas... Olha, isso é muito complicado... Tem os dois lados da moeda... Acho que o ideal seria ter um espaço para as crianças nas empresas em que às vezes a mãe pudesse ver seu filho e ao mesmo tempo essa criança não estaria o tempo todo num ambiente de trabalho, podendo assim, conviver com outras crianças...

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  16. Olá querida Pricilla, fico muito feliz que goste do blog. Volte sempre que desejar. Bjks Vivi

    ResponderExcluir
  17. Nossa como eu gostaria de levar. Eu ainda nao sou mae, mas sou dentista e nao da p/ levar cça pequena lá.
    Fico pensando mto nisso. É tao complicado né.
    Adorei o post.
    Bjo grande
    Dani
    www.oblogdadani.com

    ResponderExcluir
  18. Quem me dera também levar minha filhota para trabalho lol

    ResponderExcluir
  19. Adorei a atitude dela!

    Te indiquei para um selinho :3

    ResponderExcluir
  20. Eu não levaria, porque sei que não conseguiria desenvolver meu trabalho. Acredito que precisamos também de um tempo sem as crianças ( o meu é só quando estou trabalhando), até para que não se crie uma dependência muito grande por parte dos filhos.

    ResponderExcluir
  21. Faço as palavras de Candy (comentário acima) as minhas palavras ;)

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  22. É verdade...são poucos os lugares que permitem que a mãe leve seu filho junto. Sem contar que existem profissões que não dá para conciliar com o cuidado do filho ao mesmo tempo.

    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir