segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Degustando um bom livro

"Lí tal livro em três dias" disse ela. "Não gostei, acabou muito rápido" reclamou o outro.
Tem tanta gente hoje em dia entrando nessa disputa de quem lê um determinado livro mais rápido, eu mesma já fui assim. Mas a alguns dias comprei um livro que me fez pensar, gostei tanto da narrativa que queria ler direto, mas de qualquer forma não podia, foi ai que percebi, isso tudo é um erro, pelo menos quando se trata de alguns livros.
Nesses tempos de Bienal do Livro vi muitos leitores lendo livros incríveis em três ou quatro dias, devorando livros que são banquetes dos deuses como se fossem míseros lanches de fest-food.
Algum livros são bons demais para serem devorados com toda essa voracidade. Algumas obras precisam ser degustadas lentamente, como um vinho raro talvez, aproveitando cada parágrafo, cada palavra.
Aqueles livros que te levam para um mundo diferente do seu, aqueles que te fazer viver outra vida na pele dos personagens, aqueles livros que te fazem rir ou chorar, ou os dois, como se você fizesse parte do mundo criado pelo autor, aqueles livros que te arrebatam e te fazem esquecer de tudo, ate de onde você esta quando esta lendo. São esses os livros com os quais não vale a pena correr.
Eles são companhias inestimáveis, são melhores amigos com os quais você se identifica e que não te julgam, mas te mostram um mundo novo, um jeito diferente de ver a vida, uma nova forma de resolver problemas. E se você não desperdiça um minuto da companhia de uma pessoa incrível, porque quer se livrar tão rápido de um livro que te encanta?


Um comentário:

  1. Tempos modernos de muita ansiedade, todos parecem fazer tudo tão rápido que não tem tempo para algo tão grandiosamente simples que é "sentir o gosto"

    Adorei a cronica ^^'

    ResponderExcluir